Os serviços Proton: A minha opinião como utilizador

0

A Proton Technologies AG, conhecida pelo seu foco em segurança e privacidade, oferece um ecossistema de serviços que inclui o ProtonMail, Proton Calendar, Proton Drive, Proton VPN e Proton Pass. Como utilizador frequente desses serviços, vou partilhar a minha experiência, e destacar primeiro os aspetos de cada serviço e a importância de optar pelas versões pagas para uma experiência completa.

 

ProtonMail: Segurança e Privacidade no E-mail

Antes de ser a Proton, o desenvolvimento inicial o ProtonMail, um serviço de e-mail seguro com criptografia de ponta a ponta. O que realmente destaca o ProtonMail é a sua capacidade de “garantir” que apenas os interlocutores possam aceder ao conteúdo das mensagens, uma característica que aprecio. Coloco garantir entre aspas, não por algum tipo de desconfiança, mas apenas porque dificilmente alguém consegue na perfeição garantir esse controlo, mas, apesar disso, a garantia que a Proton dá, no meu ponto de vista, é confiável.

Os servidores estão localizados na Suíça, os utilizadores beneficiam-se das rigorosas leis de privacidade do país. A ‘interface’ do utilizador é intuitiva, limpa e moderna, o que ajuda na experiência de uso diária extremamente agradável e eficiente.

Continuo a usar o e-mail no navegador e/ou no ‘smartphone’, por isso a última experiência que tive a usar numa aplicação (Thunderbird), não foi das melhores, porque tinha de usar o Proton Mail Bridge e para usar em Linux, não correu nada bem. Confesso que não procurei sobre o tema, porque, para o meu uso, não vejo necessidade.

 

Proton Calendar: Organização com Privacidade

Integrado ao ProtonMail, o Proton Calendar é uma ferramenta de planeamento que mantém o nível de segurança. As informações são criptografadas, o que significa que compromissos e lembretes são visíveis apenas para ti. Utilizo o Proton Calendar para gerir os meus compromissos pessoais com a certeza de que as minhas informações estão protegidas e privadas.

 

Proton Drive: Armazenamento Seguro na Nuvem

Proton Drive permite o armazenamento de arquivos na nuvem com a segurança da criptografia. É uma excelente alternativa para quem procura privacidade e fugir, dos serviços da Google. Como utilizador, valorizo poder guardar os meus documentos importantes e aceder de qualquer lugar e saber que estão seguros.

Apesar de existir um cliente para Windows e MacOS, infelizmente ainda não está disponível para Linux e sinto falta.

 

Proton VPN: Navegação Segura e Privada

O Proton VPN é fundamental se desejas manter a tua atividade ‘online’ privada e segura. Utilizo este serviço regularmente e sei que o meu tráfego de ‘internet’ é criptografado, protegendo-me contra rastreio e invasões, além de permitir o acesso a conteúdos de regiões geograficamente restritas. A velocidade e estabilidade, no geral, são boas, especialmente na versão paga, onde há acesso a uma maior quantidade de servidores e recursos avançados.

Existe um cliente oficial para Linux com a possibilidade do 2FA, algo que não funcionava.

 

Proton Pass: Gestão de Senhas

O mais novo serviço, Proton Pass, ajuda a gerir senhas de forma segura. É integrado ao ecossistema Proton e oferece uma maneira conveniente e segura de armazenar e recuperar senhas. Como alguém que valoriza a segurança, aprecio a inclusão de um gestor de senhas que adere aos padrões de privacidade que espero da Proton.

Apesar de usar o Bitwarden, tenho usado com mais frequência o Proton Pass, em especial para novos registos e criação rápida de alias.

 

Desenvolvimento Contínuo

A equipa da Proton é notavelmente ativa no desenvolvimento e na melhoria dos seus serviços, algo que eu, valorizo. As atualizações são frequentes e focadas não apenas em introduzir novas funcionalidades, mas também em aprimorar a segurança e a utilização dos serviços existentes. Ao longo de vários anos, tenho visto essa dedicação, sem perderem o seu foco principal: privacidade e segurança.

 

Conclusão

Se, como eu, valorizas a privacidade e a segurança, os serviços da Proton são, de momento, a melhor escolha. Embora as versões gratuitas sejam um ótimo ponto de partida, é nas versões pagas que se encontra uma experiência completa e aprimorada. Compreendo que o desenvolvimento para Linux demore mais tempo, devido a existirem menos utilizadores, no entanto, é um aspeto que merece ser destacado como menos positivo. Apesar desses desafios, acredito que a equipa da Proton trabalha com um propósito claro e permanece dedicada aos seus princípios fundamentais. Para mim, este é, sem dúvida, o melhor ecossistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *