Distro Astro 3.0.2 Juno – Uma distribuição para Astrónomos e não só

Esta foi uma sugestão lançada por parte do subscritor Oleh Malyi, falar sobre programas de Astronomia em linux. Depois de alguma pesquisa encontrei esta distribuição muito interessante.

O Distro Astro tem como base o linux Mint, com ambiente gráfico Mate e tem uma ampla variedade de programas que nos ajudam a contemplar o espaço.

Alguns pontos altos são os APOD Wallpapers, ou seja, se escolhermos este tipo de wallpapers, a cada dia vamos ter uma imagem diferente vinda do site da Nasa.

Permite controlar o nosso telescópio através da biblioteca INDI, que contem uma serie de drivers para vários telescopios, camaras etc. Com esta ajuda, isso vai permitir usarmos algum software que vem incluido como o Kstars.

Mas não só, existe muito mais software que esta distribuição contém como por exemplo, Cartes Du Ciel, Stellarium, WxAstroCapture, GCX Astro-image Processor, Registax, Gravity Simulators etc.

Para os profissionais contém algumas ferramentas como o IRAF, ORSA, Gfortran, AstroPy, PyRAF etc.

A verdade é que não conheço estas ferramentas ou a maioria delas, no entanto acabei por ver que esta distribuição permite contemplar aquilo que de grandioso temos no universo e que muitas vezes nos passa ao lado. Vemos que não passamos de mero pó!

Aconselho a testarem esta distribuição e explorarem as várias ferramentas que contêm. Algumas delas conseguimos instalar em outras distribuições, como por exemplo o Stellarium é facilmente encontrado por meio do Ubuntu Software center.

Instalação Dual Boot

Fiz a instalação por dual boot mas só consegui criar uma partição Raiz e Swap, com partição Home não funcionou e em Português também dava erro na remasterização do sistema. Portanto só funciona em dual boot dessa maneira mas quem percebe inglês não vai ter dificuldades.

Vejam um pequeno video do Distro Astro 3.0.2 Codename Juno que fiz.

 

 

 

 

 

 

 

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *